Connect with us

Copa América

Copa América terá árbitros europeus

Através da colaboração envolvendo a UEFA e a Conmebol, a Copa América contará com árbitros europeus.

Nesta quarta-feira (21), a Conmebol anunciou que a Copa América terá árbitros europeus pela primeira vez na história da competição. Será uma espécie de acordo de troca junto a UEFA, que levará uma lista sul-americana para a Euro-2020.

A lista de árbitros europeus contará com espanhol Jesús Gil Manzano como árbitro central encabeçando a lista. Somado a isso, Diego Barbero Sevilla e Ángel Nevado Rodríguez, seus compatriotas e assistentes de campo. Ambos fazem parte de um grupo de 14 árbitros principais e 22 assistentes que farão parte da Copa América , que é organizada pela Argentina e Colômbia. A competição será disputada entre o dia 13 de junho e o dia 10 de julho.

Já os árbitros que farão parte da Eurocopa, são os argentinos Fernando Rapallini e os assistentes Juan Pablo Bellatti e Diego Bonfa, que está marcada para ocorrer entre os dias 11 de junho a 11 julho.

Essa cooperação entre ambas as entidades é o marco de uma aliança estratégica com “o objetivo de enriquecer e otimizar a arbitragem nas duas confederações”, informou a Conmebol através de um comunicado oficial.

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin também comentou sobre o acordo: “A troca de árbitros com a Conmebol para os nossos dois torneios emblemáticos irá enriquecer as duas competições e melhorar a experiência dos melhores árbitros.”

Além disso, ele falou sobre a tradição e a qualidade com relação ao futebol, além de citar a arbitragem as competições organizadas pelas duas organizações. “Este intercâmbio é uma parte definidora do nosso programa de cooperação, que nos ajudará a melhorar as nossas competências.”

“Estamos convencidos de que a cooperação com a Uefa no domínio da arbitragem irá beneficiar muito as duas confederações”, disse Alejandro Domínguez, chefe da Conmebol.

Que completou: “Este é apenas o começo. Vamos continuar a trabalhar para ampliar e estreitar os acordos de colaboração com os nossos amigos da Uefa.”

Esse acordo entre a Conmebol e a UEFA faz parte do memorando de entendimento que foi assinado em fevereiro de 2020.

Dessa forma, o documento assinado também impõe o trabalho conjunto em áreas diferentes e importantes, como o futebol feminino e as categorias juvenil e treinamento. Somado a isso, o documento também aborda a segurança e a promoção dos princípios éticos e da boa governança do futebol.

Então, como visto, através da colaboração envolvendo a UEFA e a Conmebol, a Copa América contará com árbitros europeus, assim como a Eurocopa terá árbitros sul-americanos.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Copa América