Convocação da Itália para a Eurocopa confirmou a presença de três brasileiros.
A seleção da Itália é conhecida por ser uma das mais fortes do mundo, tudo isso por conta do seu passado e da qualidade dos futebolistas do país. No entanto, nos últimos anos, a Squadra Azzurra não vem lembrando seus áureos tempos. As mudanças vêm acontecendo e, prova disso, é que três brasileiros vestirão a sua camisa na Eurocopa.
Em sua convocação, Roberto Mancini confirmou a presença de três brasileiros, cada um para um setor diferente. Na zaga, a seleção italiana irá contar com Rafael Tolói, na lateral-esquerda, Emerson Palmieri vestirá a camisa azul, e na linha intermediária Jorginho foi convocado mais uma vez. Discutir a qualidade dos jogadores mencionados seria loucura, mas mostra que a Itália precisa recorrer a naturalizados para tentar se reerguer. Num passado recente, a Azzurra contava com nomes como Cannavaro, Baresi, Maldini, Gattuso, dentre outros, para as posições em que os três brasileiros irão atuar.
Na lista prévia de convocados para a Eurocopa, havia 28 jogadores, porém, o zagueiro Gianluca Mancini, o meio-campista Matteo Pessina e o atacante Matteo Politano foram sacados. A surpresa ficou por conta do atacante Giacomo Raspadori, que acabou sendo adicionado por Roberto Mancini. Por falar em Mancini, o treinador renovou o seu contrato com a Itália até junho de 2026.
A estreia da seleção italiana na Eurocopa será no dia 11 de junho, no Estádio Olímpico de Roma, contra a Turquia. Além dos turcos, as seleções de País de Gales e Suíça também estão em seu grupo. Na preparação para a competição, a Itália enfrentou San Marino e venceu por 7×0, sendo que na próxima sexta-feira irá enfrentar a República Tcheca.
Lista de convocados para a Eurocopa:
Goleiros:
Gianluigi Donnarumma (Milan)
Alex Meret (Napoli)
Salvatore Sirigu (Torino)
Defensores:
Francesco Acerbi (Lazio)
Alessandro Bastoni (Inter de Milão)
Leonardo Bonucci (Juventus)
Giorgio Chiellini (Juventus)
Giovanni Di Lorenzo (Napoli),
Emerson Palmieri (Chelsea)
Alessandro Florenzi (Paris Saint Germain)
Gianluca Mancini (Roma)
Leonardo Spinazzola (Roma)
Rafael Toloi (Atalanta)
Meias:
Nicolo Barella (Inter de Milão)
Bryan Cristante (Roma)
Jorginho(Chelsea)
Manuel Locatelli (Sassuolo)
Lorenzo Pellegrini (Roma)
Matteo Pessina (Atalanta)
Stefano Sensi (Inter de Milão)
Marco Verratti (Paris Saint Germain)
Atacantes:
Andrea Belotti (Torino)
Domenico Berardi (Sassuolo)
Federico Bernardeschi (Juventus)
Federico Chiesa (Juventus)
Ciro Immobile (Lazio)
Lorenzo Insigne (Napoli)
Matteo Politano (Napoli).